quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

RESPOSTA INFLAMATÓRIA SISTÊMICA X SEPSE:

O Uso da Drotrecogina Alfa Ativada (Xigris) em UTI, Aspectos Práticos Importantes para Equipe de Enfermagem
Autor Enf. Marcelo Silva ⋅ August 8, 2007 ⋅ Email this post Email this post ⋅ Print this post Print this post ⋅ Post a comment


Relevantes dados de estudos experimentais constataram que a administração da drotrecogina alfa ativada recombinante (Xigris) diminui a mortalidade em pacientes sépticos, previnindo o surgimento das síndromes sépticas. Atualmente, faz parte do Protocolo de Atendimento a SEPSE em todo mundo, sendo largamente difundido e utilizado nos ambientes de terapia intensiva . É um medicamento que possui propriedades:

1. Antiinflamatórias (realiza o bloqueio da adesão dos leucóciotos ao endotélio e sua posterior passagem para os tecidos),
2. Antitrombóticas (inibe a cascata de coagulação nos fatores Va e VIIIa),
3. Pró- fibrinolíticas (bloqueando a ativação dos inibidores da fibrinólise). Ao contrário do que muitos imaginam, o Xigris não é um antibiótico.



Por ter ação direta na cascata de coagulação, algumas considerações devem ser levadas em conta no momento de sua escolha terapêutica. A reação adversa mais esperada é o RISCO DE SANGRAMENTO. Caso ocorra, seu uso deve ser imediatamente interrompido. Existem alguns fatores que contra- indicam seu uso, são eles:

1. Plaquetopenia (abaixo de 30 mil plaquetas)
2. Tempo de INR > 3,0
3. Sangramento gastrointestinal recente (últimas 6 semanas)
4. Administração recente de trombolíticos (últimos 3 dias)
5. Doença hepática crônica grave
6. História de AVCH nos últimos 3 meses
7. Antecedentes patológicos de mal formação artriovenosa cerebral, aneurismas, neopolasias intracranianas
8. Presença de catéter peridural

É um medicamento usado exclusivamente dentro do ambiente de terapia intensiva, sendo do enfermeiro a responsabilidade de seu manuseio e administração. Para isso, faz-se necessário alguns cuidados:

* Realizar o cálculo correto dos frascos a serem utilizados durante toda terapia com Xigris, pois existem duas apresentações do produto (frascos de 5 mg e 20mg). É protocolado o tempo de terapia com o Xigris em 96 horas ininterruptas em bomba de infusão contínua, trocando a solução a cada 12 hs.
* Reconstituir o Xigris com solução diluidora própria realizando movimentos leves e circulatórios
* Após sua reconstituição, o mesmo deverá ser diluído apenas em SF0,9%
* Utilizar bomba de infusão contínua para sua administração
* Utilizar acesso venoso exclusivo
* A dose recomendada é de 24 mg/kg/h. O cálculo que é baseado no peso do paciente
* Deve ser realizado a troca da solução a cada 12 horas

OBS: Após sua reconstiruição, seu uso deve ser imediato, contudo, a solução diluída no frasco pode permanecer em temperatura ambiente (15 a 30º) por no máximo até 3 horas. Os frascos fechados devem serm mantidos sob refrigeração.

Blogroll